Otimização de SEO: 10 dicas para melhorar seu SEO
SEO Tráfego

Otimização de SEO: 10 dicas para melhorar seu SEO

SEO oferece oportunidades incríveis para gerar tráfego recorrente a longo prazo. Não importa se você é uma blogueira ou uma empresa, ser visível no Google continua sendo o nervo da guerra e é essencial controlar essa alavanca. Para otimização de SEO, aqui estão 10 dicas para melhorar seu SEO.

1. Alvo da cauda longa

Um erro que muitas vezes é encontrado em estratégias de SEO é visar no início das palavras-chave mais procuradas no nosso tema. Pode parecer lógico à primeira vista, exceto que o problema é que essas consultas são muito competitivas e exigem muito esforço para serem posicionadas nela. Para começar, o mais simples é procurar palavras-chave de cauda longa. Essas consultas são menos populares, mas têm a vantagem de serem mais fáceis de encontrar e também aumentam sua taxa de conversão, pois são mais precisas.

Otimização de SEO
Palavras-chave de cauda longa

Com ferramentas pagas ou gratuita como Ubersuggest ou Answerthepublic entre outras, você já pode fazer uma lista inicial de palavras-chave completa baseada na estratégia long tail.

Leia também: 8 dicas de SEO para blogueiros iniciantes.

2. Analise a concorrência

Outro passo que muitas vezes é negligenciado em SEO é a análise da estratégia de seus concorrentes. No entanto, uma análise aprofundada dos principais concorrentes do seu tema permite expandir ainda mais a sua lista inicial de palavras-chave. Além disso, permitirá que você não cometa os mesmos erros, mantendo o melhor de sua estratégia. Ferramentas como Ubersuggest ou SEMrush podem ajudá-lo a espionar facilmente seus concorrentes.

Otimização de SEO: 10 dicas para melhorar seu SEO
Analisando concorrente

Ao mesmo tempo, também pode ser interessante ver qual é a sua estratégia de netlinking e isso é explicado para você um pouco mais abaixo.

3. Produzir conteúdo relevante e abrangente

Em SEO, costuma-se dizer que o conteúdo é REI e certamente não é à toa. É hoje um dos principais fatores de posicionamento das páginas do seu site. Para cada palavra-chave que você segmenta, é importante produzir conteúdo de qualidade para usuários e mecanismos de pesquisa. Mais uma vez, dê uma boa olhada no que funciona para os concorrentes para lhe dar algumas dicas.

Uma ideia é dizer que você precisa escrever o conteúdo mais longo possível para ter a melhor chance de estar bem posicionado. Na verdade, é a integralidade e semântica do seu conteúdo que é levado em consideração. Quanto mais tempo você tiver conteúdo, maior a probabilidade de ser exaustivo, mas nem sempre é esse o caso. Algumas ferramentas como 1.fr são muito úteis para ajudá-lo a escrever seu conteúdo de SEO. Se você não tem tempo e não necessariamente o desejo de escrever, a maneira mais fácil é usar editores especializados na web.

Leia também: Analise o SEO do seu site com está ferramenta

4. Estruture seu conteúdo

Depois de ter seu conteúdo escrito, ele também deve ser formatado para que eles sejam devidamente otimizados para SEO. Portanto, é imperativo colocar títulos (H1) e legendas (H2, H2, H3) para estruturar seus parágrafos. Tenha cuidado, no entanto, para manter uma ordem lógica entre suas tags diferentes.

A introdução da sua página, também é muito importante para pendurar o seu leitor. Certifique-se de incluir sua palavra-chave principal o mais cedo possível neste pequeno parágrafo. Em relação ao conteúdo principal de seu texto, evite otimizar demais com sua palavra-chave, pois ela pode ter o efeito oposto ao que você está procurando. É mais inteligente incluir sinônimos e estender a semântica em torno da sua palavra-chave principal.

5. Pense em imagens

Nós raramente pensamos sobre isso, mas a otimização das imagens deve ser um reflexo automático durante o layout do seu conteúdo. O atributo “ALT” é o fator mais importante quando se trata de referenciar imagens e deve dar uma indicação clara para o Google, porque este texto será lido primeiro pelo mecanismo de busca. Se possível, o nome do arquivo e o título da imagem devem descrever seu visual o máximo possível.

Confira também: Formula Negocio Online – Ganhe dinheiro com seu blog ou site

Otimização de SEO nas fotos

Para otimizar a velocidade de carregamento de suas páginas, é necessário minimizar o peso das diferentes imagens sem deteriorar a qualidade. Portanto, é recomendável ter suas imagens em formato JPG, PNG ou GIP. No CMS, como o WordPress, existem também plugins que podem otimizar automaticamente suas imagens.

6. Otimize suas tags de título

A tag é certamente um dos elementos mais importantes do SEO. Torna possível entender rapidamente o assunto da página ao mesmo tempo para os mecanismos de busca e os usuários da Internet. Para ter uma tag de título corretamente otimizada, seguem algumas regras a seguir:

  • Insira a palavra-chave trabalhada na tag de título da sua página.
  • De preferência, coloque a frase-chave no início do título.
  • Trabalhe o campo léxico do assunto tratado na página.
  • Não repita a solicitação várias vezes (risco de otimização excessiva).
  • Não use um título semelhante em outra página do site.
  • Favorecer uma boa sintaxe em vez de uma lista de palavras-chave.
  • Não exceda 70 caracteres.

7. Melhore a taxa de cliques com tags de meta-descrição

Ao contrário da tag de título, a tag de meta-descrição não tem peso direto sobre SEO. No entanto, ter uma descrição meta tag ocupado permite especialmente para seduzir o usuário a clicar no link do seu site estar nas páginas de resultados dos motores de busca. Quanto à sua otimização, as regras são praticamente as mesmas que para a tag de título. No entanto, não deve exceder 230 caracteres.

8. Crie um link interno ideal

Ter conteúdo de qualidade é bom, mas ter conteúdo complementar é melhor. A malha interna é a chave que ajuda a manter a coesão entre as diferentes páginas do seu site. Para seus visitantes, isso melhora a experiência do usuário, guiando-os para outras páginas úteis. Para SEO, isso torna possível transferir a popularidade de suas páginas para páginas mais estratégicas graças à circulação do Pagerank.

9. Ter uma estratégia de netlinking

As técnicas netlinking baseado na aquisição de vários links de outros sites. Esses links, também chamados de backlinks, visam apontar suas páginas para melhorar sua notoriedade para os mecanismos de busca. No entanto, é importante se concentrar na qualidade da quantidade de backlinks para evitar o risco de penalização do Google, pois é um fator muito poderoso, mas também muito controlado pelos algoritmos. Para começar a adquirir esse tipo de link, o ideal é realizar trocas de links ou estabelecer uma estratégia de link bait.

10. Trabalhe a experiência do usuário

Um último ponto importante para otimizar o SEO do seu site está relacionado à experiência do usuário. Além do aspecto visual do seu site e navegação, isso também se traduz na melhoria de vários elementos:

  • Otimização para celulares: com a introdução do Mobile First Index, as páginas para celular agora são consideradas prioritárias pelo algoritmo do Google.
  • A velocidade do site: Uma página que leva tempo para carregar será deixada rapidamente pelos usuários e, portanto, este é um ponto importante a ser verificado.
  • Segurança de dados: o Google está tentando forçar os sites a mudarem para HTTPS. Também é reconfortante para o usuário saber que seus dados estão seguros.

E você como otimiza o seo do seu site?

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.