como ganhar engajamento no instagram
Instagram

COMO AUMENTAR O ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

Como ter engajamento no instagram? Como ganhar engajamento no instagram? Como gerar mais engajamento no instagram? Me fazem muito essa pergunta por e-mail e então resolvi separar algumas dicas.

Como foi fácil no Instagram alguns anos atrás. O feed era cronológico e tudo que você tinha que fazer para ser visto era postar uma nova foto regularmente.

Você não precisa pensar em uma estratégia e descobrir qual é o melhor momento para postar, qual conteúdo funciona ou não e quais hashtags geram o maior engajamento.

como aumentar o engajamento no instagram
Hoje em dia tudo é um pouco diferente.

Agora que o feed não é mais cronológico, estamos lidando com um algoritmo avançado que determina se o conteúdo é exibido para as pessoas.

Existem vários fatores que influenciam isso e os mais importantes são:

  • Quanto engajamento você recebe
  • Com que rapidez você obtém o engajamento

Se você quer crescer no Instagram, é importante que você tenha muitas curtidas e reações às suas fotos.

Aqui estão, portanto, 10 dicas para aumentar seu engajamento no instagram.

1. DESCUBRA SEU MELHOR HORÁRIO PARA TER ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM

Um aplicativo para agendar postagens em mídias sociais, analisou 12 milhões de posts no Instagram – postados em diferentes fusos horários – e eles chegaram à conclusão de que o melhor horário para postar uma foto é entre 9:00 e 11:00 hrs. Isso significa que entre as 10h e as 12h, horário BR.

A Coschedule, por outro lado, diz que não é inteligente postar durante o horário de expediente, porque a maioria das pessoas está trabalhando e você tem menos curtidas e comentários.

De acordo com a pesquisa deles , geralmente é melhor postar uma foto entre 8h e 9h ou 17h, embora isso também varie de acordo com a indústria.

Como cada conta tem a ver com um grupo-alvo e fusos horários diferentes, eu pessoalmente não atribuo muito valor a essas investigações e, em particular, investigue quais são os melhores horários para sua conta.

Você pode fazer isso postando um número de semanas em diferentes momentos e mantendo o controle dos momentos em que você consegue mais curtidas e reações.

como aumentar o engajamento no instagram

2. POSTE TODOS OS DIAS

O aplicativo de planejamento Tailwind analisou mais de 100.000 postagens de Instagram de contas semelhantes e descobriu que as contas têm mais engajamento sete vezes por semana ou mais e crescem bem mais rápido do que contas que não postam novas mensagens todos os dias, independentemente do tamanho da conta.

Eles também chegaram à conclusão de que as contas publicadas todos os dias crescem quatro vezes mais rápido que as contas que publicam uma vez por semana ou menos.

No entanto, eu só colocaria pessoalmente todos os dias se você tivesse conteúdo suficiente; a qualidade é sempre mais importante que a quantidade.

Para descobrir o que funciona melhor para você, você pode testar diferentes estratégias por várias semanas consecutivas.

Por exemplo, publique a primeira semana todos os dias, a segunda semana três vezes por semana, a terceira semana duas vezes por dia e a quarta semana apenas uma vez por semana.

Então veja se você vê uma diferença no engajamento e o número de seguidores que você recebeu naquela semana.

3. ESCREVA AS LEGENDAS MELHORES

Para provocar o engajamento e construir um vínculo com seus seguidores, é importante que você escreva boas legendas.

Recomendo regularmente compartilhar algo pessoal e dar uma olhada em sua vida. Sempre recebo muito mais respostas quando compartilho algo sobre mim mesmo e as pessoas também sentem uma conexão com você mais cedo, se elas sabem mais sobre você e sentem que te conhecem um pouco.

Algumas perguntas que podem ajudá-lo a obter uma boa legenda:

  • O que meus seguidores gostariam de saber sobre mim?
  • Que tipo de legendas eu gosto de ler?
  • Que mensagem eu quero compartilhar com o mundo?
  • Com qual texto posso tornar essa foto ou vídeo ainda mais expressiva?
  • O que eu recentemente senti que meus seguidores também achariam interessante?
  • O que eu sou apaixonado?

4. USE UMA CHAMADA PARA AÇÃO

Para provocar reações, é inteligente terminar sua legenda com um apelo à ação. De acordo com vários estudos, chame ações como “Responda como …”, “O que você acha de …?” E “Marque um amigo que …” garantam que o número de respostas aumente em não menos de 200%. Tenha em mente que quanto mais fácil for a pergunta ou ação, mais rápido as pessoas responderão.

5. DEIXE MUITAS REACÇÕES

Quanto mais ativo você for e quanto mais reações você deixar para os outros, mais as pessoas responderão às suas fotos.

Portanto, reserve algum tempo todos os dias para responder às fotos no seu feed e especialmente às respostas que você recebe nas suas postagens.

Quando não estou viajando, estou ativo no Instagram todas as manhãs e noites, por 20 a 30 minutos, para curtir as postagens no meu feed e deixar comentários.

Eu principalmente deixo comentários sobre pessoas que me respondem regularmente. Eu também tento responder o máximo possível às respostas que recebo em minhas postagens.

6. OLHE SUAS HASHTAGS

Ao usar hashtags, suas postagens não são vistas apenas por seus seguidores, mas também por dezenas a centenas de outros usuários.

Uma pesquisa feita pela Simply Measured mostra que as postagens com hashtags recebem menos de 12,6% mais curtidas e respostas do que mensagens sem hashtags.

Se você quiser aumentar seu engajamento, o uso de hashtags é uma das melhores e mais fáceis maneiras de fazer isso.

Ao usar hashtags, é importante que você use apenas hashtags que correspondam ao seu conteúdo e propósito, para que você atraia pessoas realmente interessadas no que você compartilha.

Além disso, também é importante que você observe a popularidade de suas hashtags.

Quando uma hashtag é usada milhões de vezes, seu e-mail em breve será coberto por uma nova carga e praticamente ninguém verá sua mensagem.

Mas se você escolher hashtags que dificilmente são usadas, apenas um punhado de pessoas entrará em contato com seu conteúdo e você não se dará muito bem com ele.

Em geral, você pode usar hashtags com 50.000 a 500.000 acessos, embora isso também dependa do seu nicho e do tamanho da sua conta.

7. ANALISE SEUS POSTS DO INSTAGRAM

Se você tem uma conta comercial – o que é definitivamente recomendado! – você tem acesso às suas estatísticas do Instagram.

Aqui você pode ver, entre outras coisas, quais postagens e histórias receberam mais visualizações e engajamento.

Você também pode ver as estatísticas de cada postagem individualmente, como o tamanho do alcance e quantas pessoas visualizaram sua foto por meio de hashtags.

Analisando essas estatísticas, você pode descobrir que tipo de fotos está indo bem e obter muitas respostas e quais fotos não funcionam tão bem.

Você também pode ver se as hashtags que você usa funcionam bem ou se você deve usar outras hashtags.

8. APENAS COMPARTILHE SUAS MELHORES FOTOS

Se você quer ser bem sucedido no Instagram, um feed atraente é indispensável. Para garantir que as pessoas o sigam e respondam às suas postagens, você precisa compartilhar conteúdo fantástico e garantir que as pessoas sejam imediatamente surpreendidas quando elas acabarem na sua conta.

Portanto, apenas compartilhe fotos de boa qualidade e dê uma aparência profissional, editando-as com as predefinições do Lightroom.

9. ADICIONAR LOCAIS

Sempre adicione uma geotag do local onde a foto foi tirada. Quando as pessoas pesquisam nesse local, elas veem sua postagem nos resultados da pesquisa e, quando você compartilha um bom conteúdo, isso pode gerar muito envolvimento extra e novos seguidores.

Uma pesquisa realizada pela Simply Measured mostra que as postagens com uma geotag geram uma média de no mínimo 29% mais engajamento do que as postagens sem localização.

10. COMECE COM AS HISTÓRIAS DO INSTAGRAM

As histórias do Instagram estão se tornando cada vez mais populares e hoje em dia muitas pessoas preferem assistir a histórias em vez de rolar pelo feed.

Se você quer crescer no Instagram e criar mais vínculo com seus seguidores, é inteligente trabalhar com o Instagram Stories – de preferência todos os dias.

E então, não apenas use para promover seus produtos ou artigos, mas mostre a si mesmo e leve seus seguidores para o seu trabalho ou para as aventuras que você experimenta.

Suas histórias não precisam ser perfeitas – apenas não! – mas certifique-se de agregar valor de uma certa maneira.

Que eles desapareçam depois de um dia não significa que você tenha que fazer uma história de cada peido. 7

Suas histórias devem corresponder a quem você é e ao que você deseja irradiar no Instagram.

E o que você faz para aumentar o engajamento do seu Instagram?

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.